Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus promove debate sobre a temática LGBT

Câmpus promove debate sobre a temática LGBT

DIVERSIDADE

Atividade será realizada nesta quarta-feira (13), no auditório principal, às 17h
publicado: 11/09/2017 18h50, última modificação: 13/09/2017 09h09

Alunos e servidores estão convidados a participar, nesta quarta-feira (13), às 17h, do debate “Preconceito, resistência e orgulho: O lugar da população LGBT no século XXI”, que visa discutir e esclarecer as questões que envolvem a população LGBT, bem como os preconceitos por ela sofridos.

O evento, que ocorrerá no auditório principal do câmpus, foi desenvolvido pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged), juntamente com a Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) e o Serviço de Psicologia, para atender a demanda de pedidos de professores e alunos; pois, apesar do tema ter ganhado um maior espaço de discussão na atualidade, sua abordagem se faz necessária no ambiente escolar.

“É uma realidade atual. Convivemos com vários tipos de identidade de gênero, e as pessoas estão precisando se adaptar, se conscientizar. Ainda mais no nosso ambiente, composto essencialmente por adolescentes que estão em seu momento de desenvolvimento da identidade”, afirma a psicóloga Letícia Galery Medeiros.

A violência (física, psicológica e sexual) contra a população LGBT é consequência do sistema de patriarcado, que engloba o machismo, a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia. Estas fobias são reflexos de uma sociedade baseada em ideologias conservadoras e reacionárias, que desrespeitam mulheres e LGBTs.

Letícia afirma ainda que essa é a primeira das ações que se pretende realizar no câmpus, no que diz respeito à integração das minorias. Segundo a psicóloga, está previsto para novembro um novo debate, dessa vez, sobre o empoderamento feminino, que tratará a respeito da discriminação e violência enfrentadas pela mulher e, em particular, pela mulher negra.

registrado em: , ,