Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas terá urna de votação da Consulta Popular

Câmpus Pelotas terá urna de votação da Consulta Popular

PARTICIPAÇÃO

Servidores e alunos poderão escolher prioridades da região que receberão recursos do orçamento estadual
publicado: 28/07/2017 12h15, última modificação: 28/07/2017 12h15

Entre os dias 1º e 3 de agosto, servidores e alunos do câmpus Pelotas poderão participar da votação popular para a escolha das prioridades da região que receberão, em 2018, recursos orçamentários do governo estadual. O processo faz parte da chamada Consulta Popular, criada em 1998 pelo Estado do Rio Grande do Sul através da lei nº 11.179.

Para participar, basta apresentar o título de eleitor e escolher uma das dez demandas listadas na cédula da Região Sul, que abrangem áreas como segurança pública; saúde; educação; cultura, turismo e esportes; agricultura; e desenvolvimento rural.

A votação ocorrerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto, das 8h às 18h. Para isso, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas vai montar um ponto de apoio no saguão da escola, onde disponibilizará um smartphone para que a comunidade acadêmica possa votar.

Segundo o provedor Lauro Ferreira de Melo, a iniciativa do hospital tem como objetivo angariar votos na área da saúde para a aquisição de equipamentos de informática. Caso o programa seja contemplado, os recursos servirão para montar um sistema de referência e contrarreferência, qualificando o serviço prestado aos pacientes de toda região.

No entanto, vale lembrar que o voto é secreto, e o cidadão tem a liberdade de votar em qualquer um dos dez programas listados na cédula. Servidores e alunos que não quiserem votar na urna montada no câmpus Pelotas podem participar da Consulta Popular pelo site http://www.consultapopular.rs.gov.br/, ou via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

Apurados os votos, os resultados são enviados à Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Serão destinados R$60 milhões do orçamento estadual de 2018 para as prioridades escolhidas pela população de diversas regiões do RS.