Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas promove atividades em alusão à Semana da Consciência Negra

Notícias

Câmpus Pelotas promove atividades em alusão à Semana da Consciência Negra

DIVERSIDADE

Programação segue até a próxima semana, com palestra e exibição de filme
publicado: 21/11/2018 17h59, última modificação: 09/04/2019 12h15

A Semana da Consciência Negra no câmpus Pelotas está contando com uma programação diversificada para fomentar discussões a respeito da presença dos negros dentro da instituição e debater questões de representatividade. A chamada I SemanAFRO teve início na semana passada, com a palestra Corpo, gênero, etnia/raça: interfaces e diálogos interdisciplinares, e segue até o dia 30 deste mês, com outras atividades.

Quem passou pelo saguão, em frente ao Deefe, na terça (20), Dia da Consciência Negra, pôde apreciar a cultura afro-brasileira em suas variadas formas – feira cultural; estande da Academia do Samba; oficina de tranças afro e turbantes, ministrada pela estudante Stephane Silva; exposição do Altar de Congá e estande de história.

Para a servidora técnica-administrativa Laís Amélia Ribeiro, integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), as atividades da SemanAFRO, primeira desde a reativação do núcleo, têm papel fundamental sobre a visibilidade da comunidade negra no câmpus.

“É muito importante ter representatividade, sentir-se visto, poder compartilhar experiências de raça com pessoas do seu convívio e perceber o quanto temos de semelhanças. É fundamental discutirmos como lidamos com o preconceito, e sobre o quanto ele ainda está presente, mesmo que velado. Precisamos sempre promover ações que possam conscientizar e mudar estes comportamentos”, ressalta.

A programação do evento segue na próxima semana, com a apresentação da ONG Odara, na quarta (28), às 15h, em frente à cantina, e palestra de Laís Amélia Ribeiro, às 16h45min, no miniauditório 5. O tema será O Feminismo Negro de Djamila Ribeiro. Já para o encerramento da programação, no dia 30, será exibido, às 17h30min, o filme Belle, de Amma Asante, no miniauditório 4.

registrado em: ,