Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas lança regulamento dos Jogos Intercursos 2019

Câmpus Pelotas lança regulamento dos Jogos Intercursos 2019

ESPORTES

Maior evento esportivo da unidade será realizado de 4 a 10 de maio
publicado: 11/04/2019 18h37, última modificação: 11/04/2019 18h37

Falta menos de um mês para o início do maior e mais aguardado evento esportivo do câmpus Pelotas. Entre os dias 4 e 10 de maio, alunos de sete cursos técnicos integrados disputam a edição 2019 dos Jogos Intercursos. O regulamento da competição já foi apresentado aos coordenadores de curso pela equipe diretiva da instituição e por professores da educação física. Conforme o documento preparado para este ano, uma das novidades vai estar fora das quadras.

>>> CLIQUE AQUI E CONFIRA O REGULAMENTO

Estudantes regularmente matriculados que, porventura, não estarão defendendo seu curso em alguma das oito modalidades (basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, ginástica artística, xadrez e tênis de mesa), ou terão tempo ocioso durante as disputas, poderão participar dos “Desafios da Formação Geral”, uma espécie de gincana educativa composta por atividades propostas pelas diferentes áreas que compõe a formação geral, envolvendo o conhecimento previsto no currículo dos cursos integrados.

O cumprimento dos desafios da formação geral valerá como pontuação de modalidade na classificação geral. O máximo será de 13 pontos para os cursos que cumprirem seis desafios. Já o mínimo é de três pontos para três desafios.

Os desafios da formação geral ocorrerão em seis turnos aleatórios, sendo três no turno da manhã e três no da tarde, lançados às 9h e às 15h, na área de educação física, e iniciarão 30 minutos após esse horário, no local indicado de acordo com o desafio lançado.

A abertura oficial dos Jogos Intercursos ocorrerá no dia 4 de maio e servirá como evento de inauguração da nova quadra do ginásio de esportes do câmpus Pelotas.

Disciplina

Um dos focos da direção do câmpus Pelotas para os Jogos Intercursos 2019 é garantir um ambiente saudável e harmonioso para a integração dos estudantes e a prática esportiva. Por isso, o regulamento traz cinco artigos bem detalhados sobre infrações disciplinares e suas respectivas punições.

Pela primeira vez, os Jogos intercursos contarão com o pacto restaurativo, que prevê um conjunto de ações voltadas à reflexão e à recondução de condutas inadequadas ao convívio social, objetivando a formação integral dos responsáveis.

O Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, esteve presente no lançamento do regulamento dos Jogos Intercursos 2019 e falou sobre a proposta. Cabral fez um breve resumo de como a justiça restaurativa começou a fazer parte da realidade das escolas e salientou os bons resultados obtidos nas instituições que começaram a utilizá-la.

A justiça restaurativa é um contramovimento à justiça tradicional, pois não visa diretamente a punição, mas, sim, a autorresponsabilidade daquele que comete alguma infração. Tem como premissa fazer com que o infrator compreenda que tomou uma atitude incorreta, a partir da educação e dialogo. É uma técnica de solução de conflitos que promove a escuta das vítimas e dos ofensores.

Além disso, a direção do câmpus Pelotas confirmou o lançamento de uma campanha em suas redes sociais, a partir da próxima semana, para reforçar o verdadeiro espírito dos Jogos Intercursos, competição que tradicionalmente preza, entre outras virtudes, pelo Fair Play, respeito e tolerância entre os participantes.