Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas conquista seis medalhas e bate seu próprio recorde em Obmeps

Câmpus Pelotas conquista seis medalhas e bate seu próprio recorde em Obmeps

DESTAQUE

Ao todo, foram três pratas e três bronzes neste ano. Até, então, o maior número tinha sido na edição de 2007: cinco medalhas
publicado: 22/11/2018 16h44, última modificação: 22/11/2018 16h44

Este ano, o tão aguardado ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) não veio, mas o câmpus Pelotas acabou batendo o seu próprio recorde de medalhas. Ao todo, foram seis, três de prata e três de bronze, superando a edição de 2007, quando a unidade contabilizou cinco medalhas - quatro de prata e uma de bronze. O resultado oficial foi divulgado na quarta-feira (21) pela comissão organizadora do evento.

As pratas deste ano foram conquistadas pelos estudantes Luiz Eduardo Richardt de Azevedo (eletrônica), Bruno Fernandes (eletrônica) e Joshua Zambrano (edificações). Luiz Eduardo levou o ouro em 2017 e por muito pouco não repetiu a dose em 2018. Já Joshua saltou do bronze para a prata e Bruno, único aluno gaúcho medalhista na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2018 e que até então não havia participado de nenhuma Obmep, mostrou que realmente é pé-quente e faturou a prata logo em sua estreia.

A turma do bronze é formada por três estudantes que mostraram evolução do ano passado para cá. Nicole Lemons de Vasconcelos (química), Matheus da Costa Schwantz (edificações) e Rikelme Griep (edificações) subiram um patamar, passando de menção honrosa para medalha de bronze.

Aliás, um dos destaques deste grupo é Nicole, que quebrou o jejum de medalhas entre as meninas do câmpus Pelotas. As últimas haviam sido conquistadas em 2007, com Mariana Müller Barcelos e Priscilla Ambrosi - as duas de bronze.

Além das seis medalhas, o câmpus Pelotas encerrou sua participação na Obmep 2018 com 15 menções honrosas (veja a lista no final desta matéria). Os medalhistas garantiram bolsa de R$100 por um ano, do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) em 2019. Já aqueles que entrarem na faculdade vão ganhar bolsa de R$400 do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) e podem concorrer à bolsa TIM de R$1,4 mil.

“Todos os alunos premiados podem se inscrever no site do PIC para receber a bolsa de iniciação científica em 2019. Já os medalhistas têm bolsa assegurada”, reforça o professor de matemática Julio Mohnsam, um dos responsáveis pela preparação dos estudantes no câmpus Pelotas. “Gostaria de agradecer a todos os professores da Coordenadoria de Matemática, em especial ao professor Mauro Bartz, ao acadêmico Douglas Couto, da engenharia elétrica do câmpus, e à direção por todo apoio dado até agora ao nosso projeto”, finaliza.

Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep foi criada em 2005. É uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Poti

Outros três estudantes pelotenses que se destacaram na Obmep 2018 não são alunos regulares do IFSul, mas realizam sua preparação para competições estudantis no Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) sediado no câmpus Pelotas. São eles: Gabriel Pegoraro Vieira (bronze), Leonardo Auge (menção honrosa) e Vítor Schulz Bosenbecker (menção honrosa).

O Poti é um programa que tem como objetivo principal melhorar o desempenho de estudantes que queiram participar em alto nível de importantes eventos da área da matemática, como a própria Obmep e a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), através do financiamento de aulas presenciais em polos que apresentem demanda e estrutura adequada para esta finalidade.

MENÇÕES HONROSAS NA OBMEP 2018 (CÂMPUS PELOTAS)

VITOR GUEZ ABRANTES MARQUES

RODRIGO CHAVES CURI