Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus discute projeto de apoio técnico a famílias contempladas

Notícias

Câmpus discute projeto de apoio técnico a famílias contempladas

CARTÃO REFORMA

Proposta de atuação está sendo estudada, mas deve contar com a participação direta de cursos técnicos e superiores
publicado: 21/07/2017 11h44, última modificação: 21/07/2017 11h58

A direção do câmpus Pelotas começou a definir como será a espinha dorsal do projeto de assessoramento dos pelotenses contemplados com o Cartão Reforma, programa do governo federal criado para melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil. Na quinta-feira (20), dirigentes da maior unidade do IFSul estiveram reunidos e debateram pontos-chave para estruturar uma proposta viável de cooperação, na qual também estão envolvidas Reitoria e Prefeitura.

Independentemente dos desafios que terá pela frente, o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa, acredita que a instituição de ensino está empenhada em proporcionar as melhores alternativas para alavancar o projeto. Por isso, a possibilidade é grande de o câmpus envolver tanto seus cursos técnicos como as graduações para incrementar a sua atuação, que em um primeiro momento, poderia ser na forma de assessoramento às famílias, onde alunos e professores receberiam bolsas para prestar auxílio técnico em reformas, ampliações ou conclusão de unidades habitacionais.

“Estamos estudando ainda a possibilidade de transformar esse assessoramento em um grande projeto de extensão, beneficiando a comunidade pelotense e ratificando o compromisso do nosso câmpus em colaborar com o desenvolvimento de Pelotas e região”, adiantou o dirigente.

Professora do curso técnico em Edificações, a arquiteta e atual titular da Coordenadoria de Projeto e Obras (Coaproj) do câmpus Pelotas, Vanessa Büttow Signorini, ressaltou que outro passo importante nesse processo seria conversar com todos os coordenadores de curso para coletar novas sugestões de como aproveitar com eficiência as potencialidades oferecidas em cada um dos cursos.

“Se detectarmos carência de profissionais em algumas áreas específicas, poderíamos partir para uma outra etapa, desta vez, firmando parcerias com os conselhos profissionais de arquitetura e engenharia e lançando editais para contratação temporária de mão de obra especializada, como acontece no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”, avaliou Vanessa, que afirmou ainda a necessidade de se avançar ainda mais nas questões legais para fundamentar a proposta.

O diretor-geral Carlos Corrêa informou que ocorrerão reuniões sistemáticas para acelerar a formatação do projeto de assistência técnica. No encontro desta quinta-feira (20), além do diretor-geral e da titular da Coaproj, também estiveram presentes o diretor de Pesquisa e Extensão, Alisson Luis Bach Ferreira; e a chefe do Departamento de Ensino Técnico de Nível Médio, Marina Mendonça Loder.

Números

Pelotas é um dos 87 municípios priorizados pelo Cartão Reforma devido aos resultados apresentados pelo Censo de 2010, do IBGE – grande número de pessoas em um mesmo imóvel, ausência de banheiro e de esgoto sanitário. No Rio Grande do Sul, apenas cinco cidades contarão com verbas para este fim.

Em Pelotas, mais de 600 famílias serão contempladas com recursos, que variam de R$ 2,5 mil a R$ 9 mil, dependendo da necessidade e de cada projeto. Esse dinheiro pode ser utilizado para instalação de esgoto, construção do primeiro banheiro do imóvel ou de mais um quarto, para a reforma do telhado ou conclusão da obra da casa.