Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha pretende resgatar espírito esportivo dos Jogos Intercursos

Notícias

Campanha pretende resgatar espírito esportivo dos Jogos Intercursos

INICIATIVA

Série de três peças gráficas para redes sociais começa a ser exibida esta semana
publicado: 16/04/2019 17h48, última modificação: 17/04/2019 08h42

E pra você, o que os Jogos Intercursos significam? Essa é a pergunta que serve de mote para a campanha lançada pela direção do câmpus Pelotas para resgatar e enaltecer o verdadeiro espírito da maior competição esportiva da instituição, que este ano será realizada de 4 a 10 de maio. Três peças gráficas serão veiculadas nas redes sociais, além de um banner, no site oficial.

Nesta semana, para a estreia da campanha, a Comunicação Social do câmpus Pelotas vai apresentar ao público a primeira arte desenvolvida, cujo tema central é integração. Vale lembrar que todas as peças trazem junto a hashtag #OqueOsJogosIntercursosSignificamPraVocê. As outras duas artes serão exibidas entre os dias 23 de abril e 4 de maio.

“Os Jogos Intercursos podem significar de forma diferente para as pessoas. Mas o que realmente importa é que esse significado seja permeado de sentimentos positivos, deixando pra lá os negativos”, explica Rafael Krolow, diretor de Ensino do câmpus Pelotas.

Conforme Krolow, a campanha surgiu para dar ainda mais ênfase às pretensões do câmpus Pelotas para esses Jogos Intercursos, que entre outras virtudes, devem prezar pelo Fair Play, respeito e tolerância entre os participantes. O objetivo é garantir um ambiente saudável e harmonioso para a integração dos estudantes e a prática esportiva. Por isso, o regulamento traz cinco artigos bem detalhados sobre infrações disciplinares e suas respectivas punições.

Pela primeira vez, os Jogos intercursos contarão com o pacto restaurativo, que prevê um conjunto de ações voltadas à reflexão e à recondução de condutas inadequadas ao convívio social, objetivando a formação integral dos responsáveis.

É neste contexto que entra a chamada justiça restaurativa, um contramovimento à justiça tradicional, que não visa diretamente a punição, mas, sim, a autorresponsabilidade daquele que comete alguma infração. Tem como premissa fazer com que o infrator compreenda que tomou uma atitude incorreta, a partir da educação e dialogo. É uma técnica de solução de conflitos que promove a escuta das vítimas e dos ofensores.

A abertura oficial dos Jogos Intercursos ocorrerá no dia 4 de maio e servirá como evento de inauguração da nova quadra do ginásio de esportes do câmpus Pelotas.

 PEÇA 01 - INTEGRAÇÃO