Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caloura da comunicação visual é a 1ª colocada no Vestibular de Verão 2018

Caloura da comunicação visual é a 1ª colocada no Vestibular de Verão 2018

ENSINO TÉCNICO

Isadora Alcantara Rosa acertou 37 das 40 questões cobradas no processo seletivo
publicado: 17/01/2018 10h03, última modificação: 17/01/2018 10h03

Dos quase 4,5 mil candidatos inscritos para a disputa de vagas nos cursos técnicos oferecidos pelo câmpus Pelotas no Vestibular de Verão 2018, ninguém fez mais pontos que Isadora Alcantara Rosa. A agora caloura da comunicação visual acertou 37 das 40 questões propostas e ficou com o primeiro lugar geral no processo seletivo, desbancando vestibulandos das modalidades integrada, concomitante e subsequente.

Com um índice de mais de 90% de acertos, Isadora venceu com facilidade a concorrência deste ano para o curso técnico em comunicação visual, o mais disputado da modalidade integrada com 14,5 candidatos por vaga. Sua nota foi mais que suficiente para superar também os primeiros colocados das modalidades subsequente e concomitante, que acertaram, respectivamente, 31 e 27 questões.

“Fui a última a sair da prova. Quando cheguei do lado de fora, abracei meu pai e vibrei muito porque tinha certeza que havia gabaritado em língua portuguesa e matemática”, conta a jovem de 15 anos, que errou apenas três questões da prova - uma de geografia e duas de história.

Isadora cursou todo o ensino fundamental em uma escola particular de Pelotas e, segundo ela, sempre teve facilidade em matemática. Já em língua portuguesa, sua capacidade de interpretação, por conta do gosto pela leitura, acabou fazendo com que tirasse de letra as dez questões elaboradas para este vestibular.

“Até o quarto ano eu era mais de decorar os conteúdos. Depois do quinto ano comecei a me dedicar mais a entender as disciplinas e deixei a decoreba de lado”, comenta.

A mudança de atitude valeu a pena e já rendeu à adolescente bons resultados no ano passado, como a premiação interna da escola por ter obtido a maior média de notas da turma, além da indicação de seu curta-metragem ao Festival de Curtas de Porto Alegre. O audiovisual foi feito em parceria com outros quatro colegas de aula e inspirado no livro Morte e Vida Severina, obra-prima do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto.

Futuro

Isadora é uma típica estudante de 15 anos. Adora se divertir com os amigos e tem como passatempos favoritos a culinária, leitura, fotografia e séries. O segredo de seu sucesso no vestibular, acredita, está no aproveitamento do tempo, conciliando com equilíbrio as horas de lazer com as de estudo.

“Faço tudo o que gosto, mas não abro mão de estudar diariamente. Também procuro prestar atenção nas aulas e não levar nenhuma dúvida pra casa”, ressalta a nova aluna de comunicação visual.

Sobre as expectativas com relação ao IFSul e ao curso escolhido, Isadora se diz tranquila. Afirma ter confiança na qualidade do ensino oferecido pela instituição e que está motivada para começar esta nova etapa da sua vida.

“Estou preparada para enfrentar os desafios. Quero começar o semestre bem motivada e manter essa mesma motivação para atingir um bom rendimento no curso. Escolhi comunicação visual porque é o curso que mais se aproxima do que eu quero, que é me dedicar a projetos sociais e ter ferramentas para me comunicar bem com o público”, declara a primeira colocada no Vestibular de Verão 2018, que, no câmpus Pelotas, pretende participar das aulas preparatórias para as principais competições de matemática previstas para 2018, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).

Após concluir comunicação visual, Isadora quer ingressar na faculdade de relações internacionais ou de direito, mas também não descarta a possibilidade de cursar algo na área de exatas.