Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca promove semana de atividades para integrar comunidade acadêmica

Biblioteca promove semana de atividades para integrar comunidade acadêmica

AÇÃO

Programação ocorrerá entre 29 de outubro e 1º de novembro
publicado: 25/10/2018 17h13, última modificação: 25/10/2018 19h28

Em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e ao Dia Nacional do Livro, a Biblioteca do câmpus Pelotas promove, a partir desta segunda (29) até quinta-feira (1º), a sua 2ª Semana de Atividades de Integração com a Comunidade Acadêmica. Este ano, segundo os organizadores, o evento contará com duas grandes novidades: a multa solidária e sessões de cinema.

A bibliotecária Camila Quaresma Martins ressalta que a multa solidária que será adotada durante os quatro dias de evento vai facilitar a vida de usuários que têm alguma pendência financeira com a biblioteca e, de quebra, ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Banco de Alimentos de Pelotas.

“O usuário não vai precisar ir até o banco pagar a multa. Ele pode optar por doar alimentos e abonar o valor devido”, explica.

Para isso, a biblioteca criou uma tabela de referência, que relaciona valores da multa e o seu equivalente em quantidade de alimentos. Por exemplo, se o aluno ou servidor deve entre R$1 e R$5, poderá trocar pela doação de um quilo de alimento não perecível. Os donativos recebidos serão destinados ao Banco de Alimentos de Pelotas. Não serão aceitas doações de sal, alimentos perecíveis e fora da validade.

A outra novidade da programação são as sessões de cinema que ocorrerão na Sala de Estudos “Luis Artur Borges Pereira”, no pavimento térreo da Biblioteca. Em cartaz, muita ação, drama e terror para ninguém botar defeito, com os filmes “Vingadores, guerra infinita”, “Como eu era antes de você” e “It: a coisa”. As exibições serão realizadas, respectivamente, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, às 16h45min, 12h30min e 16h45min.

“Diversificamos as atividades este ano para integrar mais a comunidade acadêmica, sobretudo os estudantes, nosso público-alvo, fazendo um paralelo entre literatura e cinema”, observa a bibliotecária.

Incentivos

Livros doados à Biblioteca do câmpus Pelotas e que não se enquadram no perfil de acervo do setor já foram separados e serão colocados para doação durante os quatro dias de evento. As obras estarão disponibilizadas em dois pontos estratégicos – um no saguão, próximo à cantina, e outro na Sala de Estudos “Luis Artur Borges Pereira” – e poderão ser retiradas livremente pela comunidade acadêmica.

Além do incentivo à leitura, a Biblioteca também vai promover oficinas, com certificação, para orientar alunos e servidores em pesquisas bibliográficas, em ambientes como o Pergamum, a biblioteca virtual da Pearson e o Portal de Periódicos da Capes; e também na aplicação das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em trabalhos acadêmicos. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelos links: Oficina “Dicas de Pesquisa” e Oficina “ABNT sem mistério”.

Não só na 2ª Semana de Atividades de Integração com a Comunidade Acadêmica, mas durante o ano todo, a Biblioteca promete intensificar sua campanha de preservação de livros e materiais. Cartazes já estão espalhados pelo setor, ressaltando a importância de zelar pelo que é público e de todos os usuários.

Agende-se

A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira (29), às 15h30min, com abertura musical do professor do câmpus Pelotas, Marco Fragoso. Às 16h, haverá apresentação do livro multiformato “A Casa do Conselheiro”. Inclusiva, lúdica e didática, a obra nasceu de um projeto pioneiro no país e retrata a história da sede do Museu do Doce. Com a utilização de multilinguagens, é voltada tanto ao público infantil como a portadores de deficiências - e também ao público em geral.

Abaixo, você confere a programação completa para os quatro dias de evento: