Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural do mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais será realizada nesta quinta (3)

Início do evento está programado para as 19h, no miniauditório 1
publicado: 01/08/2017 10h32, última modificação: 02/08/2017 12h17

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECA) confirmou para esta quinta-feira (3), às 19h, a realização da aula inaugural do mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais. A cerimônia de abertura ocorrerá no miniauditório 1 do câmpus Pelotas e terá como palestrante convidado o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin, que falará sobre o tema  “O panorama atual da pesquisa no Brasil”, abordando questões como financiamento; força de trabalho; produção e produtividade científica; e impacto da produção científica.

Conforme os organizadores, já estão confirmadas as presenças do diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa; e do reitor do IFSul, Flávio Nunes. A solenidade terá início às 19h e término previsto para as 23h.

As aulas do mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais começaram oficialmente no dia 25 de julho. A primeira turma do curso conta com 23 alunos, distribuídos em duas linhas de pesquisa: Química Ambiental e (Bio) Monitoramento; e Tecnologia Ambiental.

Esse é o segundo mestrado profissional ofertado gratuitamente pelo câmpus Pelotas, o primeiro do IFSul na área tecnológica. Desde 2012, a maior unidade do instituto federal, com mais de 5 mil alunos matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, conta também com o mestrado profissional em Educação e Tecnologia, um dos mais concorridos da região.

O mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais surgiu a partir de uma demanda crescente por qualificação, oriunda de profissionais das engenharias e de cursos com enfoque ambiental, sobretudo quando o assunto são as soluções para questões socioambientais e econômicas.

O curso tem duração de 24 meses e inicia suas atividades com 12 docentes, tendo como coordenador o professor Pedro José Sanches Filho, 50 anos, sendo 25 deles dedicados ao câmpus. Egresso do curso técnico em Química na década de 1980, atualmente Sanches Filho é doutor em Química Analítica e líder do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais (GPCA) da instituição de ensino, um dos grupos de pesquisa que compõem este curso.

Palestrante

Além de diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin é médico veterinário e professor-pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, coordena a área de Biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dellagostin tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) - e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes e vacinas contra tuberculose bovina e leptospirose.

Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 21 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da Fapergs; e membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq.

Foto/créditos: Ascom da Fapergs