Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos se destacam na OBA e na Mostra Brasileira de Foguetes 2021

Alunos se destacam na OBA e na Mostra Brasileira de Foguetes 2021

NO TALENTO

Ao todo, grupo de estudantes de cursos técnicos integrados conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze
publicado: 06/08/2021 15h19, última modificação: 06/08/2021 17h33

Cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. O resultado em 2021 não poderia ter sido melhor para um grupo de alunos de cursos técnicos integrados do câmpus Pelotas. Juntos, eles mostraram talento e competência na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes Virtual (MOBFOG), competições que reuniram instituições de ensino públicas e privadas de todo o país.

Por conta do excelente desempenho, os medalhistas e mais o estudante Isaque Silveira Xavier também foram pré-selecionados para participar da fase online das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. Os selecionados nos treinamentos irão compor as equipes brasileiras que participarão, no ano que vem, da International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

“Os conhecimentos adquiridos pelos jovens que participam da OBA, juntamente com as medalhas que conquistam, servem de estímulo para um maior aprofundamento do conteúdo.  Assim, a cada edição desta olimpíada, os alunos ficam instigados a se superarem. Os resultados obtidos causam a nós, professores, um sentimento de orgulho e, certamente, inspiram muitos estudantes para que participem desse evento. Parabéns a todos envolvidos”, comemora o professor da Cinat/Física e coordenador da OBA no câmpus Pelotas, Paulo Ricardo Alcântara Goulart.

Goulart desenvolve outros projetos na área de astronomia com os estudantes, trabalho que repercute diretamente na aprendizagem e no interesse na disciplina de Física nos cursos integrados e que conta também com a participação dos professores da Cinat/Física Lande Vieira da Silva Júnior, Daniel Flach e Luciano Luduvico, além de Julio Cesar Mohnsam, da Cinat/Matemática.

"Trazer a astronomia para o debate na nossa escola permite estudarmos uma Física viva, aquela que explica nossas observações cotidianas. Isso promove a curiosidade nos e nas estudantes, o que é fundamental para a aprendizagem da Física. Trazer isso para o nosso fazer pedagógico é a forma como a Cinat/Física compreende a possibilidade de evolução do ensino da Física aqui no nosso câmpus", destaca o coordenador da Cinat/Física, professor Luciano Luduvico.

Saiba mais

A OBA acontece desde 1998 e é considerada a maior olimpíada científica do Brasil. Sua prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida pelo estudante. Devido à pandemia de coronavírus, este ano, as provas foram feitas de forma virtual.

RESULTADO DA OBA

Alisson Fehlauer Spern Medalha: Ouro