Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais defendem primeiras dissertações

Notícias

Alunos do mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais defendem primeiras dissertações

MESTRADO

Apresentações ocorreram nos dias 9 e 10 de julho e foram prestigiadas por alunos e professores da área
publicado: 12/07/2019 11h27, última modificação: 29/07/2019 10h25

Nos dias 9 e 10 de julho, alunos do mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais (Meca) realizaram a defesa pública das primeiras dissertações do curso. As apresentações foram prestigiadas por alunos e professores do Meca, dos cursos de graduação de Engenharia Química, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Saneamento Ambiental e do curso técnico em Química.

Iniciando as defesas, Lidiane Schmalfuss, orientada pelo professor Pedro José Sanches Filho, sagrou-se mestre com a aprovação de sua dissertação “Co-pirólise rápida do endocarpo lenhoso do pêssego e resíduo de polietileno”. O projeto, aliás, está entre os oito melhores da América do Sul que disputam a 9ª edição do “Go Green in the City”, desafio mundial promovido pela multinacional Schneider Electric, especialista em gerenciamento de energia e automação.

No segundo dia, o mesmo sucesso foi alcançado pelo aluno Emerson de Moraes Böhm, sob orientação da professora Giane Mariza Berwaldt, com a dissertação “Co-pirólise da casca de arroz e lodo de esgoto industrial tratado: tratamento estatístico da obtenção de produtos com maior valor agregado”. 

Para o colegiado do mestrado, as defesas marcam o final do ciclo de formação dos alunos da primeira turma, além do início da carreira destes novos mestres no mercado profissional. 

"A formação destes mestres define a concretização do projeto e da verticalização do ensino na instituição, visto que ambos foram alunos do técnico, da graduação e da especialização do IFSul", destaca Kátia Castagno, coordenadora no Meca.

A próxima defesa está marcada para o dia 29 de julho e será realizada pela aluna Júlia Arduim, orientada por Pedro José Sanches Filho, que apresentará a dissertação “Otimização de metodologia para análise de hidrocarbonetos em sedimentos lagunares”.