Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Câmpus Pelotas participam da segunda fase da 5ª edição das Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais

A segunda fase ocorreu no dia 19 de maio, no câmpus de Fortaleza do IFCE
publicado: 26/05/2023 15h46, última modificação: 26/05/2023 15h46

Nos dias 19, 20 e 21 de maio, ocorreu a segunda fase das Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais (OMIF), onde dois alunos do câmpus Pelotas puderam participar e competir com alunos de todos os IFs do Brasil. A primeira fase ocorreu no IFSul em novembro de 2022, no dia 19 de maio, ocorreu a segunda fase da OMIF, já o dia 20 foi composto por oficinas e palestras relacionadas à matemática, como a oficina de Origami e uma palestra de campos conceituais. No dia 21, ocorreu a premiação dos alunos, com medalhas de bronze, prata e ouro. Os alunos que representaram o câmpus, foram o Diogo Martha do 7º semestre de Química e a Antonella Rosinha do 5º semestre da Eletrotécnica, ambos foram acompanhados pelo professor da Matemática, Marcos Ferreira.

A Antonella, de 17 anos, disse que decidiu participar das olimpíadas pois sempre gostou de matemática, já participou de olimpíadas como a OBMEP, a Canguru de Matemática e a Infomat. Ela conta que adorou a experiência pois pode conhecer uma cidade nova, fazer novas amizades e participar das oficinas que ocorreram no sábado.

Já o Diogo, de 19 anos, conta que também participa de olimpíadas faz um tempo e que vem participando da OMIF desde a edição de 2019, porém nessa edição, por falta de verba, o IFSul não pode enviar os alunos para a segunda fase. Durante a pandemia ele participou de todas as OMIFs de forma remota.

Como foi sua primeira experiência de participar da segunda fase, Diogo conta que ela é mais desafiadora, mas por outro lado eles têm a oportunidade de escrever tudo o que sabem e que isso conta ponto na hora dos resultados, e foi essa oportunidade que o levou a receber medalha de prata.

Ele complementa falando que participar de eventos fora da cidade dele é uma oportunidade única, pois pode conhecer lugares e pessoas diferentes, dividir experiências, gostos e aprender sobre novas culturas. Ele diz ser muito grato por poder participar desses eventos e incentiva outros alunos a fazerem isso dizendo:

“Existem olimpíadas de todas as disciplinas, olimpíadas de física, química, biologia, astronomia, história e etc. Participar desses eventos e poder ter essas experiências é muito gratificante e todos deveriam ir atrás e fazer por diversão, não precisam ganhar um prêmio, mas irem só pelas experiências."

Sobre a OMIF

Idealizada pelo câmpus Muzambinho do Instituto Federal Sul de Minas, a OMIF é uma competição nacional de matemática direcionada a alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e a alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível. A olimpíada é um projeto de extensão que nasceu justamente no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

Conforme os organizadores, a proposta da OMIF é estimular nos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e de outras escolas do exterior o interesse pela matemática; suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental; melhorar o desempenho deles na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando estudantes de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.

registrado em: , ,