Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do IFSul é o primeiro universitário da região premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática

GRADUAÇÃO

Mateus Gomes Lucas, estudante de engenharia elétrica, conquistou menção honrosa na edição 2017 da competição
publicado: 04/01/2018 11h48, última modificação: 08/01/2018 14h46

O aluno Mateus Gomes Lucas, do curso de engenharia elétrica do IFSul/câmpus Pelotas, conquistou menção honrosa na edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – Nível Universitário. Com o resultado, o estudante de 23 anos tornou-se o primeiro universitário da Zona Sul do RS premiado na competição, considerada a mais tradicional do país nesta área.

A divulgação dos premiados ocorreu no dia 22 de dezembro. Mateus recebeu a notícia com muita satisfação e avaliou como positiva a sua participação na OBMU 2017.

“Apesar de não ter conquistado medalha, o meu desempenho foi muito bom e serve de motivação para a competição deste ano. Tomara que seja um ano de medalhas”, projeta.

Conforme o estudante, a segunda fase exigiu bastante dos candidatos, com questões dissertativas complexas que abordavam assuntos como polinômios, permutação e álgebra linear. “Foi bem difícil”, resume Mateus, que pretende, para este ano, fazer uma preparação mais específica, focando nas características das provas da OBMU, que começaram a ser aplicadas em 2001, integrando a OBM, que existe desde 1979.

O professor Júlio Mohnsam, responsável pela preparação dos estudantes do câmpus Pelotas, destaca o feito de Mateus. Para o docente, o resultado é extremamente relevante para a instituição, pois mostra que, em geral, as engenharias do câmpus contam com excelentes alunos em matemática.

“Sem dúvida, a prova da OBM é a mais difícil do Brasil. Em 2017, nossos alunos do ensino médio não conquistaram medalhas porque não conheciam muito bem o exame. Nossa meta agora é trabalhar na preparação da gurizada para melhorarmos o desempenho neste ano”, completa.

Programas de Iniciação Científica

Mateus é o estudante do câmpus Pelotas mais antigo em participações em olimpíadas de matemática. Ingressou no curso técnico em eletrotécnica em 2009 e, nos dois anos seguintes, faturou, respectivamente, as medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foi também bolsista dos Programas de Iniciação Científica (PICs) oferecidos pela Obmep, um deles em nível de mestrado, e agora realiza iniciação científica na engenharia elétrica.

“Especificamente a bolsa de iniciação científica de mestrado possibilitou que eu pudesse estudar conteúdos mais avançados de matemática, o que amadureceu muito o meu raciocínio e a forma de resolução dos problemas propostos”, comenta.

Mateus mora com a família em Pedro Osório (RS), sua cidade natal. Os pais são professores de matemática, o que acabou levando o jovem estudante a se apaixonar por cálculos. Ele tem uma irmã mais velha, de 28 anos, formada em biotecnologia e que, agora, cursa pós-doutorado na área.