Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno da Eletrônica conquista o único ouro de Pelotas na Obmep 2017

Aluno da Eletrônica conquista o único ouro de Pelotas na Obmep 2017

DESTAQUE

Luiz Eduardo Richardt de Azevedo, de 16 anos, concorreu com 18,2 milhões de estudantes de todo o país
publicado: 28/11/2017 09h53, última modificação: 28/11/2017 09h53

O único ouro de Pelotas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) deste ano vem do IFSul/câmpus Pelotas. Luiz Eduardo Richardt de Azevedo, aluno do curso técnico integrado em Eletrônica, conquistou a medalha tão cobiçada por estudantes dos quatro cantos do país em uma prova repleta de desafios e conteúdos que exigiam raciocínio e muita paciência. A edição 2017 contou com 18,2 milhões de inscritos e 53.230 instituições de ensino participantes, abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros. Pela primeira vez, escolas particulares participam do exame, com um total de 4.472 de inscritos.

Desde a primeira edição, em 2005, o câmpus Pelotas não conquistava um ouro na Obmep. A última vez foi com o estudante Heron Morales dos Santos. De lá para cá, foram várias pratas, bronzes e inúmeras menções honrosas. O feito de Luiz Eduardo Richardt de Azevedo ganhou bastante repercussão na maior unidade do IFSul, hoje com cerca de 5 mil alunos matriculados, não só pelo fato de ele ter quebrado um jejum de 11 anos, mas também por ter colocado Pelotas novamente entre as cidades com alunos medalhistas de ouro na competição.

“Sem dúvida, foi a melhor participação do IFSul na Obmep. O Luiz deu um salto muito importante em 2017, pois, no ano passado, na sua chegada ao instituto federal, ele foi menção honrosa. Agora, pulou de forma brilhante para o ouro”, avalia o professor de matemática Julio Mohnsam, um dos responsáveis pela preparação dos estudantes no câmpus Pelotas.

Para conquistar o ouro, Luiz Eduardo encarou seis questões dissertativas na segunda fase da Obmep, nível 3 (para os matriculados no ensino médio). Teve dificuldades em problemas envolvendo combinatórias, mas sua persistência, preparo e talento para as exatas lhe garantiram um desempenho acima da média.

“Utilizei todo o tempo disponível para fazer a prova. Fiquei calmo quando foi preciso e confiei na preparação que tive nos aulões e no programa de treinamento intensivo realizado aqui no câmpus Pelotas”, conta o estudante, que recentemente ganhou a medalha de ouro na edição 2017 da Olimpíada Gaúcha de Física (OGF).

Ele tem apenas 16 anos, mas já pensa grande em relação ao seu futuro. Seu sonho é se formar em Engenharia Aeronáutica. Por isso, tem planos de prestar vestibular para ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME).

“Matemática não é um bico de sete cabeças como muitos imaginam. Só precisa de dedicação e preparação”, ressalta Luiz Eduardo.

Mais resultados

O IFSul/câmpus Pelotas ainda conquistou uma medalha de bronze na Obmep 2017, com o aluno do curso técnico integrado em Edificações, Joshua Zambrano, e mais 12 menções honrosas, com os estudantes Matheus da Costa Schwantz, Gabriel Schwartz Schellin, João Vitor Domingues dos Santos, Gustavo Silveira Geraldo, Guilherme dos Santos Vahl, Rikelme Griep, George Furtado de Borba, João Gabriel Moreira Rocha, Tiago Heller Hubner, Vitória Lopes Rocha, Iago Ribeiro Santos Dutra e Nicole Lemos de Vasconcelos.

Além destes, Gabriel Vieira, aluno de uma escola particular de Pelotas e participante do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo do IFSul, foi medalha de prata no nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), e Alisson Fehlauver Spern, hoje aluno do câmpus Pelotas, conquistou menção honrosa pela Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter.