Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno da Edificações recebe troféu na categoria destaque no Multiesporte 2017

Aluno da Edificações recebe troféu na categoria destaque no Multiesporte 2017

Evento homenageou os atletas do município que se destacaram durante o ano
publicado: 11/12/2017 19h46, última modificação: 19/02/2018 18h15

O ano de 2017 foi repleto de conquistas e realizações para a equipe de handebol do IFSul/câmpus Pelotas, especialmente para Vitor da Costa, aluno do curso técnico em Edificações. O estudante de 16 anos foi um dos homenageados do Multiesporte 2017, evento promovido pelo jornalista Sérgio Cabral, realizado na última quarta-feira (6).

“Desses sete anos que eu treino, esse foi o período em que eu mais senti que estava jogando bem. Em apenas um semestre praticamente, consegui coisas que nunca imaginei que iria conseguir”, avalia o armador esquerdo da equipe do treinador Vinicius Costa.

Não é primeira vez que o atleta recebe uma homenagem desse tipo. No ano passado, Vitor recebeu o prêmio de “Melhor da Partida” no campeonato estadual da federação pela Associação Pelotense de Amigos do Handebol (Apah) e foi citado como “Revelação da Fase”, no site oficial da Confederação Brasileira de Handebol.

Como treinador e pai do atleta, Vinícius tem motivos em dobro para se orgulhar. “Apesar de ser bastante jovem, ele é um dos melhores jogadores que a gente tem aqui. Ele é de 2001 e nas competições geralmente joga com pessoas mais velhas e se destaca bastante”, avalia.

Ao contrário do que se possa imaginar, ser treinado pelo próprio pai não proporciona muitas regalias a Vitor. “Na hora do treinamento antes de ser filho ele é aluno. Talvez ele até sofra mais que os outros”, garante o treinador.

Tal exigência do técnico e o empenho dos atletas fizeram com que a equipe marcasse presença em diversas finais importantes de jogos escolares durante o ano, como nos Jogos dos Institutos Federais (Jifs), Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jepel), e também nos Jogos Abertos de Pelotas (Jap), onde jogou contra equipes adultas e foi a vencedora do campeonato.

A última competição do ano ocorrerá em Rosário do Sul, na 46ª edição dos Jogos Intermunicipais da Primavera (Jimp), porém o armador esquerdo do handebol do câmpus Pelotas está em fase de tratamento de uma lesão, o que colocou o coração de pai e treinador em um dilema.

“Ele está receoso, mas acho que vai, nem que seja pra jogar pouco, jogar mais no ataque, fazendo trocas. Preciso que ele jogue, mas também preciso preservá-lo”, enfatiza Vinícius.

Segundo parecer médico, a lesão muscular na coxa esquerda de Vitor está cicatrizada, porém precisa de fortalecimento abdominal e de equilíbrio de quadril, o que faz com que o atleta, mesmo afastado do esporte com a bola, continue se exercitando regularmente, a fim de voltar o mais rápido possível para as quadras.

Redação: Marcela Oliveira

registrado em: ,