Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno da Edificações pode integrar seleção brasileira sub-16 de handebol

Aluno da Edificações pode integrar seleção brasileira sub-16 de handebol

O DONO DO GOL

Joshua Zambrano, 16 anos, está em os 21 melhores do país que participarão de treinamento nacional em São Bernardo do Campo (SP)
publicado: 06/12/2017 10h15, última modificação: 06/12/2017 11h00

Uma das maiores promessas do handebol pelotense tem nome e sobrenome. Joshua Zambrano, de 16 anos, aluno do curso técnico em Edificações do IFSul/câmpus Pelotas, está entre os 21 atletas do país convocados para a fase nacional de treinamento da categoria Cadete Masculino (nascidos em 2001 e 2002). Os jogadores ficarão concentrados em São Bernardo do Campo (SP), entre os dias 7 e 14 de dezembro, onde serão avaliados pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB).

Joshua deve chegar ao centro de treinamento por volta das 13h desta quinta-feira (7). O goleiro de 16 anos, que defende a Associação Pelotense de Amigos do Handebol (Apah), foi selecionado a partir de uma lista prévia de 66 atletas, de diferentes estados brasileiros, que haviam participado anteriormente do chamado acampamento nacional de handebol, realizado em outubro, também em São Bernardo do Campo (SP).

Agora, no seleto grupo dos 21, a expectativa é de que Joshua possa carimbar em definitivo seu passaporte para as futuras competições da seleção brasileira de handebol como um dos goleiros convocados da categoria Cadete Masculino. E estes oito dias de treinamento servirão de oportunidade para o jovem pelotense mostrar mais uma vez o seu talento debaixo das traves. Conforme a programação da CBHB, os jogadores passarão por aprimoramento técnico, incluindo também preleções, jogos-treino e sessões de fortalecimento muscular e fisioterapia.

“Tudo o que aconteceu de bom este ano me deu um novo ânimo. Essa convocação foi muito importante e me deu a certeza de que tenho de seguir jogando handebol”, comemorou Joshua, que, até então, encarava o handebol apenas como uma atividade física.

“Hoje é muito mais que isso. É onde encontro amigos que há tempos não via e fortaleço os laços de amizade”, destacou o estudante, que provavelmente deve cursar engenharia civil ou outra graduação na área de exatas, mas sem deixar de lado o handebol.

“Quero seguir o exemplo de outros atletas aqui do Brasil, que jogam por um clube da liga nacional, e este clube banca a faculdade. Quero fazer as duas coisas, sem ter de escolher entre uma ou outra”, afirmou.

Até porque seria uma pena, para o esporte ou para a vida acadêmica, se Joshua tivesse de fazer uma escolha. Como aluno do curso técnico em Edificações do IFSul/câmpus Pelotas, ele vem se destacando, ano após ano, em acirradas competições estudantis de matemática, colecionando medalhas, menções honrosas e a admiração dos colegas de escola. No handebol, vem escrevendo a própria história de sucesso e confirmando que, neste esporte, o gol tem um dono, com nome e sobrenome.