Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do design de interiores são finalistas do Prêmio Láurea Máxima

Alunas do design de interiores são finalistas do Prêmio Láurea Máxima

TALENTO

A votação aberta ocorre até o dia 30 de julho, no site da Associação Brasileira de Design
publicado: 15/07/2019 13h51, última modificação: 17/07/2019 09h56

Finalistas do Prêmio Láurea Máxima, as alunas Marina Lopes Barra e Rafaela Turcheti, do curso técnico em design de interiores, estão representando o IFSul/câmpus Pelotas nesta 3ª edição do concurso. A votação já está aberta e ocorre até o dia 30 de julho, pelo site da Associação Brasileira de Design (ABD).

>> Para votar, clique aqui!

A classificação geral já está definida e será dada pelas notas da banca, mas o resultado da votação aberta determinará o trabalho vencedor conforme a escolha do público. A premiação da 3ª edição do Concurso Láurea Máxima será realizada no dia 22 de agosto, em São Paulo, e as finalistas estão disputando o prêmio para 1º, 2º ou 3º lugar.

Um dos projetos finalistas desta edição foi realizado por Marina Barra, 19. Produzido para uma loja de artigos com design retro, que oferece opções de presentes, objetos e mobiliários criativos e diferenciados, o layout escolhido busca criar uma atmosfera alegre, lúdica e até mesmo histórica. Utilizando elementos "retrô", a estudante buscou destacar o mobiliário e ambientação, visando maior conforto para o cliente.

Encaminhando-se para o 2º semestre do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marina acredita que os fortes elementos ligados a sustentabilidade e ao design universal foram características que influenciaram na escolha de seu projeto para um dos finalistas. “O conceito teve em vista, além da preocupação estética, a utilização das perspectivas do design universal e da visão ecológica e sustentável no projeto de interiores” destaca.

Também finalista do concurso, o trabalho de Rafaela, 20, é projetado para uma papelaria, na qual são comercializados livros, papeis específicos para origami e materiais escolares. De acordo com a estudante, o design proposto busca aproveitar da melhor maneira possível os espaços do ambiente, aliando praticidade, funcionalidade e estética.

“A composição visa transmitir harmonia, equilíbrio e simetria. Já a organização do mobiliário deve ser coerente com o espaço, escala e proporção” conta a estudante.

Cursando o 3º semestre de arquitetura e urbanismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rafaela conta que o projeto serviu para confirmar sua paixão pela futura profissão, além da pretensão de seguir na área do design de interiores. Para ela, o que a motivou a chegar à final foi a proposta inovadora do projeto, que preza pelo conforto do cliente no espaço de compra. Ao apresentar um novo perfil de atendimento e de apresentação dos produtos, a loja também mostra a preocupação em inovar para prestar serviços personalizados, conquistando a fidelidade e assegurando o crescimento dos negócios.

Promovido pela Associação Brasileira em Design de Interiores (ABD), o Láurea Máxima consiste em um concurso nacional de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso de Design de Interiores, sendo direcionado a estudantes que se formam no ano anterior a realização.

A primeira fase do concurso foi realizada pela coordenação do curso e consistiu no cadastro de alunos formados no ano de 2018. Na etapa seguinte, coordenadores e professores indicaram os trabalhos com maior compatibilidade com os objetivos do concurso e, depois de receberem o e-mail com convite para participação, os alunos selecionados enviaram sua inscrição. Nessa fase, foi encaminhado o trabalho em arquivo digital, contendo o projeto de interiores, resumo para divulgação, escopo do trabalho e apresentação final. Dos dez trabalhos enviados pelo câmpus Pelotas, cinco foram selecionados para a semifinal, realizados pelas alunas Gabrielle Adamoli, Milena Guimarães e Rafaela Ferreira, além das finalistas Marina Barra e Rafaela Turcheti.

Aprendendo na prática:

Os projetos selecionados do IFSul foram desenvolvidos na disciplina de Projeto de Interiores 3, a qual faz parte da grade curricular do último semestre e é ministrada pelas professoras Ana Cristina Silva e Paula Casalinho. Sob a orientação das docentes, os alunos projetam um espaço comercial, dividido em diversas etapas, no qual aplicam todos os conhecimentos vistos durante o curso. Assim, fazem o levantamento arquitetônico e desenvolvem o espaço buscando atender ao briefing, elaborado por um cliente real, e levando em conta características e necessidades de uma cidade considerada de médio porte.

O curso técnico integrado em design de interiores do câmpus Pelotas surgiu em 2012, a partir da ampliação do extinto curso técnico em design de móveis, com objetivo de proporcionar aos alunos maior possibilidade de atuação no mercado de trabalho. Composto por oito semestres, oferece disciplinas técnicas e de formação geral e, a partir do 6º semestre, são elaborados projetos interdisciplinares, que envolvem questões como concepção e metodologia projetual, representação gráfica computacional, estudo e aplicação de materiais, conforto ambiental e ergonomia.

Ao longo do curso, os alunos desenvolvem um projeto residencial, com objetivo de pesquisar materiais e referências, além de um projeto institucional, no qual são desafiados a projetar espaços interiores para instituições reais da cidade. Assim, é possível aplicar os conhecimentos técnicos que desenvolvem ao longo do curso em situações reais e desafiadoras.