Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna da Química conquista a prata em competição internacional de astronomia e astrofísica

ENSINO TÉCNICO

Disputa online contou com a participação de estudantes de diferentes países
publicado: 19/07/2021 11h19, última modificação: 19/07/2021 11h19

A estudante Émily Bonow da Silveira, do curso técnico integrado em química, conquistou a medalha de prata na edição 2021 da International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC). A aluna do câmpus Pelotas ficou entre os 15 melhores da competição, que reuniu participantes de diversos países, do ensino médio à graduação.

Realizado desde 2019, o evento exigiu dos estudantes muita inteligência, habilidade e criatividade na resolução online de problemas desafiadores nas áreas de astronomia e astrofísica.

"Participar da IAAC foi uma experiência incrível. Os problemas de astronomia e astrofísica ao longo da competição tornaram-se cada vez mais desafiadores e interessantes. Estudar as estrelas, as constelações, os buracos negros, as galáxias, as nebulosas, e muito mais, foi fascinante. Para mim, a astronomia me faz ver a beleza da criação de Deus, a imensidão e a sintonia fina do universo. As aulas de física do IF, com o estudo das partículas subatômicas e a teoria da relatividade geral, por exemplo, estimularam o meu interesse pela ciência, e o estudo dedicado à essa competição intensificou o meu amor pela astronomia”, avalia a medalhista de prata Émily Bonow da Silveira.

Para o professor de física Paulo Ricardo Alcântara Goulart, coordenador das atividades de astronomia na Cinat/Física do câmpus Pelotas, o desempenho da aluna do curso técnico integrado em química está diretamente relacionado à preparação da própria estudante e ao trabalho que vendo sendo realizado na instituição de ensino, sobretudo nas áreas de astronomia e astronáutica.

“A Émily também tem conquistado medalhas na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) virtual.  O ótimo desempenho da estudante em todas as competições nesta área denotam o talento e a dedicação dela e justificam nosso empenho em proporcionar espaços que envolvam a astronomia e a astronáutica para os estudantes do nosso câmpus”, ressalta.