Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acesso ao câmpus será liberado para a produção de materiais didáticos de conteúdo prático

PANDEMIA

Permissão de ingresso de servidores ocorrerá após agendamento prévio e o cumprimento de regras estabelecidas no Plano de Contingência
publicado: 12/07/2021 18h07, última modificação: 12/07/2021 18h07

A partir de 19 de julho, será autorizado o acesso de servidores ao câmpus Pelotas para a produção de materiais didático-acadêmicos de conteúdo prático. Contudo, o ingresso não será permitido para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto para professores como para técnico-administrativos e alunos.

Para isso, foi elaborado um protocolo que vai orientar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos que deverão ser adotados para que seja concedida a entrada nas dependências da unidade de ensino durante o período pandêmico.

>> CONFIRA AQUI O PROTOCOLO

Conforme o documento, o acesso será liberado mediante agendamento prévio. Os materiais deverão ser produzidos somente nos turnos da manhã e da tarde, das 9h às 11h e das 14h às 17h, respectivamente. Além disso, os servidores autorizados terão de seguir à risca as regras de distanciamento e higiene listadas no Plano de Contingência do câmpus Pelotas.

Sobre este novo momento, a gestão do câmpus emitiu uma nota. Confira abaixo.

DE VOLTA AO CÂMPUS

Se pudéssemos eleger o sentimento do ano de 2020, ele seria a falta. O dicionário a classifica como ato ou efeito de faltar; de não estar em um lugar onde se poderia ou deveria estar; ausência. A pandemia do coronavírus isolou as pessoas em suas casas, fechou comércio, fronteiras entre países e, também, as escolas. Os espaços de convivência, antes tão barulhentos, ficaram silenciosos. As salas de aula, antes tão cheias de olhares curiosos e interações, foram preenchidas pelo vazio do distanciamento social.

A razão da nossa falta é não saber como funciona aquilo que para nós ainda é desconhecido e que encaramos como ameaça. É a perda daquele lugar aconchegante, que eu já sabia como era, que causa essa estranheza.

O mundo para nós é uma construção. Nós sentimos faltas porque temos uma tendência a criar familiaridade e segurança com aquilo que a gente conhece.

De repente, nossas vidas mudaram da água para o vinho. Sentimos medo e insegurança diante de um vírus desconhecido que transformou nosso cotidiano.

O momento não é ainda o que sonhamos. Queríamos que todos, estudantes e servidores, estivessem de volta ao câmpus. Mas a pandemia ainda não nos permite. Precisamos ter calma, lembrando que a saúde de todos é o bem mais precioso. Mas vamos continuar trabalhando para que a educação não pare, com a certeza de que, muito em breve, estaremos todos juntos novamente, com segurança.

O desafio é grande, mas a união também é. A educação acontece em todo o tempo e espaço. O cenário atual nos pede cuidados e, no momento atual, não podemos estar todos juntos, mas não podemos deixar que a educação pare.

Que essa retomada que agora iniciamos se paute pelo espírito positivo, a capacidade de participação, o gosto pelo regresso e a vontade enorme de em conjunto construir uma sociedade mais livre, mais justa, mais próspera e muito mais saudável.”

Gestão do IFSul – câmpus Pelotas