Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura oficial do 6º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso acontece na quinta (10)

Notícias

Abertura oficial do 6º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso acontece na quinta (10)

PARTICIPE

Primeira palestra do evento terá como tema “Malévola x Bela Adormecida - Inesperado x Estabelecido”, ministrada pela professora doutora do câmpus Pelotas Clóris Dorow
publicado: 04/06/2021 12h23, última modificação: 09/06/2021 13h08

Começa nesta quinta-feira (10), a partir das 19h, a 6ª edição do Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso (SPAD). A abertura oficial contará com a presença do diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, e a primeira palestra do evento terá como tema “Malévola x Bela Adormecida - Inesperado x Estabelecido”, ministrada pela professora doutora da unidade de ensino Clóris Maria Freire Dorow.

>> INSCREVA-SE AQUI!

Com o objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas de análise discursiva de diferentes materialidades, tendo como arcabouço teórico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, o 6º SPAD é gratuito, 100% online e será transmitido ao vivo pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube. Os participantes, inclusive, poderão utilizar o chat para enviar suas perguntas aos palestrantes. 

>> ACOMPANHE PELO YOUTUBE

Conforme os organizadores, até o momento, mais de 500 pessoas já se inscreveram no seminário. O prazo para inscrição termina nesta quinta-feira (10).

A programação oficial prevê três palestras em junho (dias 10, 22 e 24) e mais três em julho (dias 1º, 8 e 15). Os palestrantes convidados para esta edição são professores doutores com grande experiência em AD, oriundos do IFSul e de outas instituições e programas de pós-graduação. Já o público-alvo são docentes e graduados que atuam em áreas de linguagens, ciências humanas e sociais, psicanálise, comunicação social, dentre outras afins.

Para mais informações ou dúvidas, basta enviar e-mail para pglvvt.ifsul@gmail.com. O 6º SPAD conta com o apoio do IFSul/câmpus Pelotas, Sinasefe/IFSul e curso de pós-graduação lato sensu em linguagens verbo/visuais e tecnologias.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 

10/06/2021 (quinta-feira) – Abertura: direção-geral. Palestra: “Malévola x Bela Adormecida - Inesperado x Estabelecido”. Profª Drª Clóris Maria Dorow (IFSul/Pelotas).

22/06/2021 (terça-feira) “Discurso, texto e memória: a discursividade digital em análise”. Profª Drª. Cristiane Dias (Unicamp).

24/06/2021 (quinta-feira) “Da tragédia à farsa: a falsificação da palavra no discurso político sobre a devastação da Amazônia”. Profª Drª. Aracy Ernst (UFPel e FURG).

01/07/2021 (quinta-feira) “MAFALDA: reflexões sobre sentido e resistência”. Profª Drª Luciane Botelho Martins (EMEF Bento Gonçalves/Prefeitura de Rio Grande).

08/07/2021 (quinta-feira) “Notas sobre o corpo na Análise de Discurso”. Profª Drª Luciana Vinhas (UFPel).

15/07/2021 (quinta-feira) “Discursos sobre educação em tempos de pandemia: entre o desejo e a falta”. Profª Drª Rosely Machado (FURG).