Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “IFSul mostra a sua cara”: câmpus Pelotas apresenta números e homenageia estudantes que se destacaram nos últimos anos

Notícias

“IFSul mostra a sua cara”: câmpus Pelotas apresenta números e homenageia estudantes que se destacaram nos últimos anos

INSTITUCIONAL

Ainda durante o evento, pais de alunos participaram de visita guiada pelos pavilhões de cursos técnicos
publicado: 26/09/2019 17h49, última modificação: 26/09/2019 17h49

São cerca de 6 mil alunos, 30 cursos de nível médio/técnico, graduação e pós-graduação e 850 colaboradores, entre servidores, funcionários terceirizados e estagiários. Prestes a completar 76 anos em outubro, o câmpus Pelotas impressiona não só pelos números, mas também pelas trajetórias de vidas transformadas por meio da educação pública. E parte desta história de sucesso foi apresentada na quarta-feira (25), durante o “IFSul mostra a sua cara”, evento que tem como objetivo aproximar ainda mais a comunidade da instituição de ensino.

A ação faz parte de uma iniciativa sistêmica, proposta e aprovada na última reunião do Conselho Superior (Consup). De acordo com a Reitoria do IFSul, o evento é um momento exclusivo para prestar contas à sociedade sobre as ações do instituto e dar um panorama sobre a real situação de cada câmpus no atual contexto.

Cada escola que integra o IFSul executou sua própria programação na quarta-feira. No câmpus Pelotas, estudantes de diferentes cursos foram agraciados com certificado de honra ao mérito por terem sido destaque nos últimos anos em olimpíadas do conhecimento, eventos nacionais e internacionais ou pelo desenvolvimento de projetos reconhecidos também fora dos muros da escola. Alunos como Marco Pietro Correa Botelho, hoje no curso de engenharia elétrica, multicampeão em competições estudantis como a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e a internacional Canguru de Matemática.

“Me sinto bem e seguro no câmpus Pelotas. Aqui, recebemos todo o auxílio e apoio necessários”, afirma Marco Pietro, um apaixonado pela matemática, sobretudo pela criptografia e álgebra.

Na lista de homenageados estava também o trio da engenharia química e do mestrado profissional em engenharia e ciências ambientais do câmpus Pelotas, Gabriela Andrade, Lidiane Valadão e Carolina Duarte. Recentemente, elas foram destaque com o projeto “Co-pirólise do caroço de pêssego com polietileno de baixa densidade”, que está entre os oito melhores da América do Sul que disputam a 9ª edição do “Go Green in the City”, desafio mundial promovido pela multinacional Schneider Electric, especialista em gerenciamento de energia e automação.

“Os nossos cases de sucesso são nossos próprios estudantes. Alcançar um feito, conquistar vitórias e ser reconhecido dentro e fora do país é algo que nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. A educação não é gasto, é investimento”, ressalta o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa.

À plateia que compareceu ao evento de quarta-feira, o gestor apresentou a história da instituição, bem como ações desenvolvidas em ensino, pesquisa e extensão, além das dificuldades enfrentadas. Um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento do aluno Emanuel de Oliveira Gomes, do curso técnico em eletrônica. Surdo praticamente desde os 6 anos, por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o jovem sensibilizou o público com sua história de superação e força de vontade para seguir adiante nos estudos. Exemplo de inclusão, a manifestação de Emanuel contou com o auxílio da servidora Tânia Madeira, tradutora e intérprete de Libras do câmpus Pelotas.

O evento foi encerrado logo após as atividades no auditório, com uma visita guiada pelos pavilhões dos cursos técnicos, onde os pais de alunos ingressantes neste semestre letivo puderam conhecer um pouco mais a estrutura da escola e parte da rotina de seus filhos.