Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Libras

Libras

por Comunicação Social publicado 13/06/2016 14h59, última modificação 10/08/2023 08h13

Tradução e Interpretação de Libras (TILS) 

Os Tradutores e Intérpretes de LIBRAS do IFSul - Câmpus Pelotas conta com profissionais que atendem em duplas ou trios, os três turnos em que funciona a Instituição (manhã, tarde e noite). O atendimento em dupla ou trio é feito a partir da avaliação da demanda, de acordo com a complexidade e tempo de duração da atividade demandada. Esses profissionais realizam o revezamento e apoio a cada 15  minutos, realizando, respectivamente, o descanso físico e suporte técnico ao colega. Visando qualificar estes atendimentos no Câmpus Pelotas, promovendo a acessibilidade linguística, o reconhecimento dos profissionais e a qualidade dos serviços prestados, o trabalho de Tradução e Interpretação de Libras baseia-se, respectivamente, nas seguintes legislações: Decreto nº 5.626/05, Lei nº 12.319/10, Lei nº 13.146/2015 e NR17. Além dessas legislações e normas, contamos com a Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul, juntamente com a Normativa nº 02/2021 que regulamenta e detalha o trabalho realizado pelos TILS em todo o âmbito do IFSul, embasando um aporte teórico, técnico e profissional para um melhor atendimento das atividades demandadas.

Além do Câmpus Pelotas contar com os únicos Profissionais Efetivos do Instituto, totalizando 4 (quatro) Tils, conta ainda com colegas contratados através de Empresa Terceirizada para compor o quadro necessário para a mediação linguística nas demandas apresentadas pelo Câmpus.

 

>> INSTRUÇÃO NORMATIVA IFSul Nº2 - MAIO/2021

>> LIVE DE LANÇAMENTO DA NORMATIVA SOBRE O TRABALHO DOS TILS

>> LEIA MAIS: IFSul divulga normativa sobre o trabalho de tradutores e intérpretes de Libras

 

tils-demandas-permanentes.png

 

tils-demandas-esporadicas.png

 

 

Conforme previsto, as solicitações dos serviços de tradução e interpretação em LIBRAS são realizadas através de formulário eletrônico, disponível nesse ambiente e no WebSite dos TILS do Câmpus Pelotas, disponível aqui. Quaisquer dúvidas em relação à solicitação ou demais dúvidas podem ser sanadas através dos horários estipulados de atendimento no próprio WebSite na aba de Disponibilidade TILS e através do e-mail: pl-tils@ifsul.edu.br.

 

Entre as atividades, destacam-se as demandas fixas, estudos prévios dos materiais, horários de disponibilidade e momentos destinados a projetos. Abaixo, seguem as descrições das referidas atividades:

Demandas fixas: organizadas de acordo com as demandas que surgem a cada início de semestre, através de solicitações de servidores, coordenadores, alunos e englobando as atividades de salas de aulas e reuniões que ocorrem regularmente. Todas essas demandas são atendidas por, no mínimo, 2 (dois) TILS, podendo haver mais profissionais de acordo com a complexidade da demanda, visando a qualidade do atendimento, tanto para o TILS como para o usuários do serviço, sejam eles surdos ou ouvintes.

Estudos: estudos prévios dos materiais para preparação dos profissionais para a tradução e interpretação. Estes materiais devem ser disponibilizados pelos professores, surdos e ouvintes, por alunos que realizarão apresentações de trabalhos e por palestrantes. Em outros momentos, não tento material disponível para estudos, os TILS irão se dedicar a estudos de materiais relativos à tradução e interpretação, para que se mantenham atualizados, bem como, dar atenção aos projetos.

Disponibilidade: os TILS ficam à disposição para os servidores e estudantes, caso necessitarem ir a algum setor, para atender reuniões, seminários e eventos - todos agendados previamente. Da mesma forma, para atender profissionais e alunos surdos que venham visitar nosso Câmpus (com agendamento prévio). Caso o agendamento não tenha sido realizado previamente, este acontecerá mediante a disponibilidade do TILS. Atendimento com mais de 30 minutos de duração serão realizados por, no mínimo, 2 (dois) TILS.

Projetos: dedicar-se ao estudo, elaboração, planejamento e implementação de projetos.

Toda e qualquer dúvida são através da Coordenadoria da Área de Tradução e Interpretação de LIBRAS (CATILS), via os canais oficiais do Câmpus.

Contatos podem ser feitos pelo telefone (53) 2123.1176 ou e-mail: pl-tils@ifsul.edu.br.

A Sala dos TILS fica na entrada dos alunos, à direita, nº 122A2 em frente ao DERA.