Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos de Graduação > Engenharia Química

Engenharia Química

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h11, última modificação 02/06/2023 09h27

TURNO DE OFERTA: NoiteEngenharia Química

MODALIDADE: Presencial

HABILITAÇÃO: Engenharia

CARGA HORÁRIA: 3.765 horas divididas em 10 semestres

ESTÁGIO: 160 horas

PERFIL E CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional graduado em Engenharia Química no câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) atua, de forma generalista, na implantação, gestão e atualização de processos químicos, bem como na criação e desenvolvimento de novos produtos. Em sua atividade, elabora estudos, projetos e implementações nas áreas de alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, nuclear, tintas e vernizes, polímeros, têxtil, indústria química de base, galvanoplastia, alcoolquímica, carboquímica, cerâmica, tensoativos, explosivos, aditivos, tratamento de água e meio ambiente, entre outras.

Identifica, formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e operação de sistemas. Desenvolvem tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais. Ainda dentro do perfil profissional desejado para seus egressos, o curso busca formar engenheiros químicos que possam desempenhar plenamente as suas atividades em consonância com a resolução nº 218/73, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com as habilidade e competências definidas pelo Parecer no 1362/2001, do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior e, também, com as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC).

Ancorado em um corpo docente com forte tradição na formação de técnicos em Química, o curso é composto por mestres e doutores de diferentes áreas conhecimento, tais como: Química, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Ciência dos Materiais. Devido à sua formação, esses profissionais atuam, também, no desenvolvimento de pesquisa e extensão em parceria com outras instituições de pesquisa no Estado, sendo que atualmente existem cinco grupos de pesquisa consolidados e cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Buscando uma formação generalista moderna, o objetivo do curso de Engenharia Química do IFSul - câmpus Pelotas é formar profissionais altamente competentes, adaptáveis e com uma capacidade de aprendizagem autônoma, que lhes permita enfrentar uma sociedade em evolução acelerada, onde se abrem novas áreas de oportunidade profissional, para além da indústria química, tais como: ciências e tecnologias ambientais, biotecnologia, ciência e tecnologia de materiais, nanotecnologias e gestão tecnológica.

INFRAESTRUTURA

O curso conta com laboratórios de Química Geral; Química Orgânica; Química Analítica Quantitativa e Instrumental; Microbiologia, Bioquímica e Análise de Alimentos; Físico-Química; Física; Informática com programas especializados.

Possui ainda uma biblioteca com acervo atualizado, além de um laboratório de Engenharia Química com aulas práticas que contemplam Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias. Também conta com laboratórios de pesquisa nas áreas de Celulose e Papel; Eletroquímica; Microbiologia; Processos Bioquímicos e Contaminantes Ambientais.

CATÁLOGO DE CURSOS

http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/185

registrado em: , ,