Você está aqui: Página Inicial > Câmpus Pelotas promove mostra “Contaminantes Emergentes e o Descarte Consciente de Medicamentos”

INICIATIVA

A exposição acontecerá no dia 26 de setembro, no saguão do câmpus, das 13h30min às 17h
publicado: 22/09/2022 09h15, última modificação: 22/09/2022 09h16

Na próxima segunda-feira (26), a partir das 13h30min, no saguão do IFSul - câmpus Pelotas, ocorrerá a mostra “Contaminantes Emergentes e o Descarte Consciente de Medicamentos”, onde serão expostos trabalhos resultantes da ação de extensão “Descarte Consciente de Medicamentos e Afins”.

O projeto, concebido na disciplina de ações de extensão do Mestrado de Engenharia em Ciências Ambientais (MECA) do IFSul, deteve como objetivo desenvolver junto aos participantes - alunos da rede pública, professores e demais envolvidos - a consciência dos danos gerados pelo descarte incorreto de medicamentos, bem como as alternativas disponíveis para evitar tais impactos.

Sob coordenação do Prof Dr. Pedro José Sanches, a elaboração e execução da ação reuniu alunos e professores dos cursos técnicos em química como Maurício Campesato Padilha, Lucas Lima Ribeiro Gularte e a Profª Dra. Michele Espinosa da Cunha. Além dos ingressos da engenharia química (Maria Alice Farias da Silva Amaral e do mestrado em engenharia e ciências ambientais Jean Paulo da Rosa Coll. Todos os citados são integrantes do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais (GPCA).

Para participar da ação, foram convidadas escolas da rede pública estadual, tanto da zona rural como urbana, na qual a Escola Técnica Estadual Santa Isabel (ETESI) - São Lourenço do Sul manifestou interesse em colaborar.

Inicialmente, a equipe do IFSUL visitou a escola apresentando o tema através da palestra “Contaminantes emergentes e seus danos ao meio ambiente”, focando na questão do descarte de medicamentos.

A seguir foram desenvolvidas atividades pela comunidade escolar como a identificação dos pontos de geração de esgoto e seu destino na escola; oficinas com simulação de contaminação por medicamentos em diferentes tipos de solo; caracterizações químicas para detecção e comprovação da presença dos contaminantes emergentes nos esgotos coletados pelos alunos da escola, realizadas em visita no IFSUL câmpus Pelotas.

Como atividades adicionais propostas pelo projeto, os alunos participantes executaram visitas às farmácias de suas regiões além de entrevistarem a comunidade, a fim de encontrar informações a respeito do destino dado aos medicamentos em desuso ou com prazo de validade esgotado.

Aulas de experimentação também foram desenvolvidas nas dependências da escola, estimulando professores e alunos na compreensão do ensino de química de maneira multidisciplinar.

Como resultado da ação, a Escola Técnica Estadual Santa Isabel desenvolveu o trabalho “Poluentes Emergentes - Seja Consciente: cuide do meio ambiente!”, sob a orientação da Profª Dra Magna Lameiros, apresentado na 45ª Expointer. O projeto foi selecionado para a Mostratec 2022, a ser realizada entre os dias 24 e 28 de outubro na Fundação Liberato, em Novo Hamburgo.

Confira os registros da visita a Escola Técnica Estadual Santa Isabel (ETESI) - São Lourenço do Sul e da oficina no câmpus Pelotas: